Piso salarial da enfermagem: Nenhum direito a menos!
Nossa intenção ao implementar o piso não é buscar luxo ou ostentação. Buscamos, sim, respeito, justiça e valorização.
Você já refletiu sobre a importância de contar com um profissional de enfermagem desde o momento do seu nascimento até o instante em que você se despede neste mundo?
Já percebeu como a enfermagem acompanha todos os estágios da sua vida, garantindo que você esteja bem, apoiado, cuidado, sempre aliada à ciência?
Enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares e parteiras são profissionais essenciais cujo valor e importância foram mais uma vez evidenciados durante a pandemia. Infelizmente, não recebem o devido reconhecimento. Há mais de 50 anos, esses trabalhadores lutam por um salário base adequado, visando garantir uma remuneração justa para milhões de profissionais da enfermagem no Brasil.
Para quem chegou aqui sem conhecimento sobre o "Piso da Enfermagem", vou explicar: o salário mínimo é uma batalha constante. É a luta de homens e mulheres que se dedicam ao cuidado, à saúde e ao Sistema Único de Saúde (SUS). Enfermeiros, técnicos e auxiliares que se desdobram em dois, às vezes três empregos para sustentar suas famílias com dignidade mínima. São pessoas de verdade, não heróis, que frequentemente saem de um plantão direto para outro.
Nosso objetivo ao implementar o piso não é luxo nem ostentação. Buscamos respeito, justiça e valorização para uma categoria tão sofrida e exaurida, tanto fisicamente quanto mentalmente.
O flooring é a Lei 14.434/2022, juntamente com duas Emendas Constitucionais promulgadas, as quais estabelecem a garantia de um orçamento contínuo para assegurar os pagamentos. Essa conquista é fruto da luta da própria categoria, que se uniu e buscou apoio no parlamento.
Sabemos que Lei é para ser cumprida! A regulamentação da Lei do Piso da Enfermagem, definida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) não é o que queríamos, mas é o que temos hoje.
Agora, precisamos, como categoria, nos manter unidos. Como população fazer valer a lei.
É hora de a população brasileira, que aplaudiu e agradeceu nosso trabalho incansável e dedicação durante a pandemia, unir-se à nossa causa. A enfermagem brasileira conta com você!
Temos a consciência de que investir no piso da enfermagem é investir no SUS. Não se trata apenas de dar dignidade à uma categoria, mas de segurança e de qualidade na assistência de quem mais precisa!
O piso é justo e essencial. O piso nos pertence! Nenhum direito deve ser retirado! Lembrem-se: esta é a batalha das nossas vidas e ainda não terminou! Junte-se a nós, venha lutar por saúde e dignidade para todos!
Miriam Lopes na Luta!